A Prefeitura de Cajapió, representada pelo Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos, Joel Prata, esteve presente, nesta quinta-feira (4), na reunião do Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses (Conlagos) no Palácio Henrique de la Roque, em São Luís. Na reunião foram apresentados e discutidos os principais planos de desenvolvimento para os municípios, que são: Plano Diretor, Plano de Habitação, Plano Integrado de Resíduos Sólidos e Plano de Saneamento Básico.
A ideia do Conlagos é agregar os municípios em regionais para diminuir as despesas na elaboração dos projetos vinculados aos planos citados e auxiliar, disponibilizando profissionais especializados, na assessoria dos Planos de Gestão Urbana e Ambiental.
Para facilitar o diálogo entre os municípios, estes foram divididos em pólos que levam em consideração a proximidade. Por conta disso, Cajapió participará do pólo de São Bento que agrega Cajapió, São Bento, São Vicente Ferrer, Palmeirândia, Peri-Mirim, Bacurituba e São João Batista que receberão profissionais para o mapeamento técnico da região.
Para a elaboração dos planos, a comunidade terá papel fundamental uma vez que as ações têm objetivos de médio e longo prazos (de 10 a 20 anos, dependendo do plano). Por isso, serão realizadas audiências públicas na zona urbana e rural do município. O passo seguinte é confecção da base cartográfica para a elaboração das estratégias de ação.
Conlagos
O Conlagos (Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses) tem como missão o desenvolvimento, articulação e fortalecimento das políticas públicas municipais dentro de um contexto regionalizado. Atualmente o Consórcio possui 26 municípios associados divididos entre os biomas da Baixada e Lagos Maranhenses, regiões ricas em recursos naturais, potencial cultural e turístico, mas que possuem pouco investimento por parte do poder público. O Prefeito de Cajapió, Nonato Silva, está na vice-presidência do Consórcio que é presidido por Ribamar Alves, Prefeito do município de Santa Inês.
Os projetos dos Consórcios Intermunicipais surgiram da necessidade de seus gestores em atenderem a demanda de problemas relacionados às políticas públicas existentes em seus municípios que, na maioria dos casos, é uma preocupação e um problema que atinge toda uma região. É muito mais econômico buscar parceria com outros municípios, possibilitando soluções que satisfaçam todas as partes com desembolso menor de recursos e melhores resultados finais.
FONTE: Assessoria de Comunicação de Cajapió
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.