Os prefeitos de Caxias e Cajapió foram recebidos nesta quarta (29) pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante (PT), em Brasília. Junto com Flávio Dino, os dois prefeitos apresentaram ao ministro projetos para construção de creches, escolas de ensino fundamental e quadras poliesportivas junto às unidades de ensino.
Para melhorar os indicadores educacionais, os municípios maranhenses têm feito parceria com o Governo Federal e ampliado a rede municipal de ensino. Através de programas integrados como o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Governo Federal abre as portas para o desenvolvimento da educação básica em conjunto com municípios.
A união de esforços entre os representantes da administração municipal e federal é fundamental para o avanço do ensino público de qualidade, atingindo cada vez mais alunos, disse o prefeito de Caxias, Leo Coutinho (PSB).
Nonato Silva (PCdoB), prefeito do município de Cajapió, também ressaltou a importância da apresentação de projetos para o desenvolvimento dos índices educacionais nos municípios maranhenses. “O governo federal está sempre de portas abertas e é importante que os prefeitos saibam procurar o melhor caminho de conseguir benefícios para o povo de suas cidades,” disse.
A parceria entre município e governo federal faz parte do PAR, que propõe diversos instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
A ação para dar mais qualidade à educação pública é de responsabilidade das três esferas de poder (municipal, estadual e federal), frisou Flávio Dino. A iniciativa de prefeitos do Maranhão em buscar apoio do governo federal para a ampliação da rede de ensino público é, segundo ele, uma demonstração de que a ações planejadas e articuladas apontam no caminho de crescimento dos índices sociais.
“A cada ano as três esferas de poder fazem avaliação do desenvolvimento da educação e, estar sempre atento a esses dados, colocando-os em constante crescimento, é um compromisso que todo gestor deve ter. Através do Plano de Ações Articuladas, o Governo Federal demonstra estar sempre de portas abertas ao investimento em educação em todo o país,” disse Flávio Dino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.