O blog do bine, com EXCLUSIVIDADE, um vídeo caseiro, em que um morador mostra-se indignado com fato de ter sido abatido um boi com bicheira, que teria sido vendido no Mercado Municipal de Buriti.
O abate do boi com bicheira ocorreu no dia 24 de novembro, por volta de meia noite. As imagens de um de seus membros inferiores com ferimentos e, claro, muitos bichos, indicam sintomas característico da moléstia "miíase", que é uma ferida de animal contaminada de bichos postos pela larva de várias espécies de moscas, entre elas a varejeira.
Mesmo com as evidencias claras dos bichos, a carne do bovino foi levado ao mercado municipal para venda. Suspeitas existem, mas não se sabe ao certo de quem seria o gado doente que foi abatido.
Segundo moradores, que pediram para não serem identificados, os animais não são inspecionados pelo veterinário responsável do município e que, por diversas vezes, já presenciaram casos ainda mais chocantes do que esse denunciado.
As imagens foram feitas por populares que moram em torno do matadouro, que fica localizado no bairro alto da moderação, cerca de 2 km do centro da cidade.
A população de buriti está revoltada com este caso, e pede que as autoridades competentes tomem as providencias cabíveis para minimizar tais descasos.
É importante destacar que o matadouro atual já foi alvo de investigação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), que apresentou um relatório, discutido em audiência pública, no dia 11 de agosto de 2011, no qual denunciava a inadequação das condições estruturais para funcionamento do Matadouro, que fica no bairro Alto da Moderação. (Clique aqui e relembre).
A situação de abandono de Buriti é crítica, pois como se não bastasse a falta de medicamentos, de equipamentos médicos adequados e a insegurança total, agora estão pondo, desavergonhadamente, em nossos pratos, bicheira para a alimentação. Enquanto isso, o veterinário e secretário municipal de saúde de Buriti - MA, Dr Edvaldo Pimentel, não se manifesta sobre o caso, permanecendo calado.
Alô, secretário, agora é a hora do senhor se pronunciar, pois do trato com animal você entende. O blog fica aguardando uma nota de esclarecimento público sobre o caso para publicar.
Espera-se também que dessa vez não haja tentativa de intimidação das pessoas que denunciaram o fato ao blog e ao Ministério Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.