domingo, 29 de julho de 2012

Especialistas alertam para perigo de caminhar nas praias de São Luís


O lançamento de esgoto nas praias de São Luís não polui somente a água do mar. Segundo especialistas, caminhar ou deitar na areia da praia também é um perigo para a saúde da população.
Isso porque os dejetos que vão ao encontro da água contaminam a areia. O ambiente, quente e úmido, é muito favorável à proliferação de fungos e bactérias.

Na última medição realizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado foram identificados vinte e um pontos de lançamento de esgoto na orla. Todas as praias da cidade são consideradas impróprias para o banho, pela quantidade acentuada, além do limite, de coliformes fecais presentes nas águas.
A estimativa é de que cerca de 12 toneladas de lixo orgânico chegue ao mar de São Luís por dia. O professor Lúcio Macedo é doutor em saneamento ambiental. Ele tem vários artigos publicados sobre o tema. Recentemente, lançou um livro que trata da situação de São Luís, especificamente.
Nas pesquisas, o especialista identificou três principais aspectos da poluição nas praias: o sanitário, o ambiental e o socioeconômico. O problema é tão grave que afeta a população como um todo, por mais que se evite o contato com as águas contaminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Siga o Blog nas Redes Sociais