Cajapioenses que fazem parte
da Diretoria da SCAC |
A chapa única é liderada pela Assistente Social, Lúcia Diniz, tendo como Vice - Presidente, o também cajapioense e professor de matemática, Joel Prata. Fazem parte ainda da Diretoria, a professora Conceição Mendonça, a radialista Deusimar Teixeira e os cajapioenses, Augusta Teixeira (Servidora Aposentada da UFMA), Lília Raquel (Administradora), José Augusto Teixeira (Técnico em Refrigeração), Benedito Militão Costa (Servidor Público), João Domingos dos Santos (Microempreendedor), Maria José Costa (Enfermeira), Mikael Prata (Artista/Cantor) e o motorista de aplicativo Ismael de Jesus Teixeira. A Chapa tem a Assessoria Jurídica do conceituado advogado cajapioense e fundador da SCAC, Josemar Pinheiro.
A Assistente Social, Lúcia Diniz, é cajapioense radicada em São Luís, onde há muitos anos trabalha em defesa dos Direitos Humanos e pela luta coletiva em prol da sociedade do bem viver, em especial em direitos da criança e do adolescente, desde que veio para cá, no início da adolescência e onde teve reconhecimento de suas qualidades profissionais e pessoais, com o recebimento em 2023, do título de Cidadã Ludovicense, concedida pela Câmara Municipal de São Luís, de autoria do Vereador Coletivo Nós.
Lúcia Diniz ao longo de sua atuação, nunca esqueceu o seu município de origem e buscando contribuir com melhorias sociais para Cajapió, junto com os outros cajapioenses, como Josemar Pinheiro, Augusta Teixeira, Conceição Mendonça, Deusimar Teixeira e muitos outros, funda em 1996 a SCAC, como forma de influir positivamente na mudança da cidade, que foi considerada pelo UNICEF, como um município com um dos piores indicadores sociais do estado do Maranhão.
Desde sua fundação em junho de 1996, em assembleia geral realizada no Cassino Maranhense, em São Luís, com mais de 300 (trezentas) pessoas, a SCAC vem realizando diversos encontros, eventos, reuniões, seminários, cursos, em que pessoas radicadas em São Luís e em Cajapió já realizaram caranguejadas, feijoadas e amostras de vídeos, onde instrumentalizaram a descoberta do elo que unia seus conterrâneos e amigos, visando o propósito de recreação, lazer e desenvolvimento de ações concretas de resgate da imagem e realidade do município de Cajapió, localizado na Baixada Ocidental Maranhense.
Em Cajapió, também foram feitas várias intervenções, como na área na área de Educação, denunciando para o então Secretário de Educação do Estado, as péssimas condições das escolas e a distribuição deficiente da merenda e material escolar, e a contribuição na defesa do patrimônio natural (Ilha dos Caranguejos, Praia de Itapeuá, Açude do Tanque, etc.) lá existente e de suas interessantes e ricas manifestações populares e religiosas (Festa de São Gonçalo, Bumba-Meu-Boi, Carnaval e Festa de Nossa Senhora das Mercês, etc.);
Outra importante ação da SCAC ao longo da sua existência, foi a participação no I Seminário de Conscientização Popular de Cajapió "O Município de Cajapió e os Direitos da Cidadania" promovido pela Igreja de Nossa Senhora das Mercês, sob a coordenação do padre Paulo Cruz e que teve a presença de várias autoridades como: o bispo Dom Xavier, juiz da comarca de São João Batista Douglas Melo e do Promotor de Justiça Benedito Coroba, agrônomo Carlos Durans Pinheiro, deputado estadual Julião Amin, vice-prefeito Batista Diniz, dos vereadores Francisco Teixeira, Marlon Sousa, Eleutério Oliveira Filho e Sebastião Sampaio, dos representantes da SCAC, Josemar Pinheiro, presidente e Francisco Teixeira Filho, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Entidade, oportunidade em que foram tratados assuntos de interesse da comunidade cajapioense como: saúde, educação, meio ambiente justiça e cidadania.
Para essa nova gestão podem votar todos os cajapioenses, que comparecerem no dia da eleição e assinarem o livro oficial da entidade, conforme o Estatuto Social e os princípios do atual Código Civil em vigor.
A Nova Diretoria, que tomará posse logo após a eleição estabelece metas ambiciosas para os próximos quatro anos, tanto em Cajapió, como em São Luís, sede da entidade.
Com sua vasta experiência, a futura Presidente Executiva da entidade, Lúcia Diniz, fala sobre os próximos anos da SCAC; “Estamos muito felizes com a reativação da nossa SCAC que no dia da assembleia de reativação fará 28 anos. E com minha experiência, espero junto com os demais companheiros, fortalecer a atuação da nossa SCAC. Há um ditado africano que diz: “se quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo”, afirmou Lúcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.