sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Lúcia Diniz recebe título de Cidadã Ludovicense







Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores na quinta-feira, 27, às 14h30, a assistente social de Cajapió Lúcia das Mercês Diniz Aguiar recebeu o título de Cidadã Ludovicense. A cerimônia da outorga, de autoria do Coletivo Nós (PT), contou com a presença de Josemar Pinheiro, Conceição Mendonça, Deusinha Mendonça, Fred Pinto e Benedito Costa, o Biné, todos conterrâneos da homenageada. 


A merecida condecoração acontece pelo reconhecimento das qualidades profissionais e pessoais de Lúcia, que há muitos anos trabalha em defesa dos direitos humanos e pela luta coletiva em prol da sociedade do bem viver, em especial em favor dos direitos da criança e do adolescente. Moradora da capital desde que para cá veio no início da adolescência, ela ocupa hoje o cargo de Diretora Técnica da Fundação da Criança e do Adolescente- FUNAC do Governo do Estado do Maranhão. 



Desde cedo inserida nas Pastorais Sociais da CNBB, Lúcia Diniz cursou Serviço Social na UFMA, área que conhecera a partir da militância na Cidade Operária em defesa de crianças e adolescentes, com o engajamento na Pastoral do Menor. Ingressa no Movimento Social em defesa de Crianças e Adolescentes, com participação no Maranhão e a nível nacional. Esse período demarca a mobilização para implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, posteriormente a criação de Conselhos de Direitos e Tutelares. 


É importante destacar os últimos 15 anos de exercício profissional de Lúcia Diniz na Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), onde niciou na como assessora em 2008, exerceu o cargo de coordenadora técnica em um dos Centros Socioeducativos e desde 2015 integra a Gestão Institucional da FUNAC, como Diretora Técnica. À frente da Diretoria Técnica, Lúcia tem trabalhado incansavelmente para que os direitos dos/as adolescentes restritos/as e privados/as de liberdade sejam amplamente garantidos, por meio das articulações com as demais políticas públicas e com a Sociedade Civil. 


Em sua atuação, nunca esquece de seu município de origem: buscando contribuir com melhorias sociais para Cajapió, Lúcia funda com os companheiros Josemar Pinheiro, Augusta Teixeira, Deusimar Teixeira, Conceição Mendonça, Selma Mendonça e muitos outros, a “Sociedade dos Conterrâneos e Amigos de Cajapió”, como forma de influir positivamente na mudança da cidade, que foi considerada pelo UNICEF, como um município com um dos piores indicadores sociais do estado do Maranhão. 


Lúcia preserva com carinho as memórias do lugarejo de sua infância. Solidária, mantém o olhar crítico sobre a realidade social, sem perder a ternura e senso de justiça. Acredita na vida plena, na força da participação ativa e coletiva em busca do bem viver. Parabéns, Lúcia, pelo merecido título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Siga o Blog nas Redes Sociais