segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Em 11 edições, Caravana Governo de Todos fez mais de 152 mil atendimentos

Caravana possibilitou atendimento em diversas áreas, especialmente na saúde. 
A Caravana Governo de Todos, promovida pelo Governo do Maranhão, já percorreu 66 municípios maranhenses em 11 edições, levando 152.995 atendimentos médicos, de cidadania, educação, assistência social, lazer, cultura, esporte, assessoria empresarial e muitos outros para a população maranhense de várias regiões do estado.
A dona de casa Leidiane Ribeiro, da cidade de Cedral, foi uma das que procuraram os serviços do Viva e da Carreta da Mulher durante a Caravana. “Fiquei sabendo pelo carro de som e logo quis vir para retirar a segunda via da identidade. Chegando aqui, percebi que, além da documentação, também poderia me consultar com os médicos e fazer testes rápidos. Isso é muito bom”, conta.
O evento foi também um momento de prestar contas do que está sendo realizado em cada município e do diálogo com a população, ouvindo demandas e pleitos. Nas cidades de Palmeirândia e Bela Vista do Maranhão, as solicitações de reformas de unidades escolares dos municípios foram atendidas pelo Governo do Estado, por meio do Programa Escola Digna, executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Em Palmeirândia, a obra segue acelerada; na cidade de Bela Vista do Maranhão, o prédio recuperado do Centro de Ensino Bela Vista foi entregue à população no último dia 24. Além dessas duas, cinco outras escolas foram entregues durante a ação realizada em São Vicente de Ferrer (CE Profa. Ana Mota), Governador Archer (CE Dep. Pires Sabóia); Capinzal do Norte (CE Valnice Bertoldo Lima Cordeiro); Peritoró (CE João Mohana) e João Lisboa (escola de seis salas doada ao município).
Objetivos cumpridos
Coordenada pela Secretaria de Estado de Comunicação Social e Articulação Política (Secap), a Caravana é uma força-tarefa com várias secretarias e órgãos estaduais.
“Os objetivos propostos de divulgar as ações já realizadas pelo Governo, apresentar novas ações, prestar serviços e promover atividades de cultura e lazer para a população estão sendo atingidos com êxito”, diz o secretário da Secap, Márcio Jerry. “Além de oferecer os serviços, temos conseguido mobilizar os agentes políticos locais e reunido prefeitos, vereadores, lideranças e movimentos sociais organizados, sempre buscando um canal de diálogo direto com o cidadão”, completa.
O prefeito do município de Loreto, Mafran Bringel, elogiou a ação e reconheceu o apoio do Governo ao município. “É um momento muito importante, estamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado, as pessoas estão tirando documentos, fazendo exames e é um momento oportuno também para agradecer todo o apoio que temos recebido do governador Flávio Dino, que recentemente nos entregou uma ambulância e que já garantiu a reforma do nosso hospital, o Mais Asfalto e recuperação da MA -374, então essa parceria só quem ganha é o povo”, conta.
Serviços essenciais
Permanecendo um ou mais dias em cada cidade, a iniciativa tem caráter social e está preocupada com a oferta de serviços essenciais à população maranhense.
“A Caravana Governo de Todos é hoje uma realidade reconhecida por todos e todas. Nestas 11 edições, por onde a Caravana passou, o comparecimento em massa da população comprovou o seu sucesso. Seguimos a orientação do governador Flávio Dino, levando prestação de serviços de qualidade e respeito com a população. Este é o caminho percorrido pela Caravana e a razão do seu sucesso”, comenta o coordenador-executivo da Caravana Governo de Todos, Marcos Emilio.
A Caravana também tem como um dos fatores fundamentais a participação de 28 secretários, secretárias e presidentes de órgãos ligados à gestão estadual que ajudaram a aproximar a população do governo.
Uniformes
Serviços da Caravana chegaram a Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras. 
A Caravana Governo de Todos também entregou mais de 68 mil uniformes escolares a alunos. Pela primeira vez, o Governo do Maranhão está entregando fardamento para todos os alunos da rede estadual. São cerca de 750 mil uniformes em todo o estado.
Saúde
Entre os atendimentos oferecidos durante a Caravana, estão os da Carreta da Mulher, que leva para os municípios consultas com clínico geral, teste de glicemia, mamografia, preventivo, palestra sobre a Lei Maria da Penha, aferição de pressão arterial e os testes rápidos de HIV, sífilis e de hepatites B e C. Ao todo, a Carreta já atendeu mais de 12 mil pessoas pelos municípios que passou.
Os cuidados com a saúde se estendem a toda a população, homens e mulheres, com os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, dentre outros que foram oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, o que somou 28.922 atendimentos.
Cidadania

Outros serviços procurados durante as Caravanas são emissão de RG 1ª e 2ª via, emissão de CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online, levados para os municípios pela equipe do Viva/Procon, que já ultrapassou a marca de 70 mil atendimentos desde o início da Caravana.
Entre as emissões mais procuradas estão a dos documentos de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), totalizando mais de 35 mil emissões de março até agora.
As Caravanas também foram utilizadas para realização de escutas pedagógicas com o corpo docente das cidades, para discussão de estratégias para melhoria dos índices educacionais do estado. Também foram oferecidas oportunidades de votação no Orçamento Participativo, além de acesso à cultura e lazer, com mais de 7 mil pessoas atendidas nas atividades desportivas realizadas nas Caravanas e a participação em 66 apresentações teatrais e shows musicais.
Nas edições da Caravana Governo de Todos, os participantes também tiveram acesso a inúmeras outras ações do Governo do Estado. Algumas delas foram orientações sobre crédito fundiário; distribuições de sementes pelo programa ‘Mais Sementes’ e atendimento ao agricultor familiar. A Secretaria de Agricultura (Sagrima) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) do Maranhão também fizeram ações educativas sobre o combate à febre aftosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Siga o Blog nas Redes Sociais