A greve ilegal dos motoristas de transportes coletivos em São Luís vem causando desde ontem enormes prejuízos. Afinal, são 650 mil suários atingidos diretamente.
Alguns até que se esforçam e esticam o bolso, puxando das últimas economias para pagar uma passagem mais cara nos transportes alternativos e chegarem ao seu local de trabalho, universidades ou escolas, sem falar nos que têm compromissos marcados como entrevistas para empregos ou consultas médicas.
Nos hospitais públicos já se percebe uma presença menor de funcionários, baixando o nível de atendimento. No comércio, além da reduzida presença dos trabalhadores, a ausência significativa dos clientes. Tanto a economia formal quanto a informal estão quase paralisadas. O efeito vai reduzir o faturamento, desacelerar o aquecimento e baixar a receita pública da capital.
A greve foi considerada ilegal pela Justiça do Trabalho por causa de seus procedimentos. Cerceia o direito de ir e vir do cidadão. O Sindicato dos Rodoviários finge que é dirigido por analfabetos para burlar as leis, que recomendam o mínimo de 30% para funcionamento da frota.
Os donos das empresa de ônibus estão perdendo também. Mas a eles pouco importa.. Querem mesmo é forçar a prefeitura a liberar aumento nos preços das tarifas. O povo que se dane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.