A Frente Democrática Buritiense (FDB), constituída pelos partidos PSDC, PHS, PRP, PMDB, PV, PDT e PC do B, todos de oposição, realizou no último sábado (17/09), na Câmara Municipal, uma convenção em que os principais líderes políticos, incluindo os cinco pré-candidatos a prefeito de oposição, assinaram o protocolo de intenções para eleições de 2012. De acordo com o protocolo, dos cinco prefeitáveis da Frente um será lançado como candidato a prefeito para tentar derrotar o pré-candidato, ainda desconhecido, do atual prefeito.
O protocolo de intenção partidária, conseguido com exclusividade pelo Correio Buritiense,constitui-se de uma carta com 12 compromissos em que os signatários se comprometem a honrar, cumprir e empenhar esforços para promover melhor desenvolvimento para Buriti, caso a Frente vença as eleições do próximo ano.
Compareceram à convenção os prefeitáveis Antônio Flora, Aurilânia Barros, Ednaldo Moreira, Naldo Batista e Zé Vilar, além dos demais representantes partidários, como Vanusa Flora (PC do B), Sargento Vagner, dos vereadores Tonico Jacó (Buriti) e Chaguinha (PRP), da Câmara Municipal de São Luís. Estiveram presentes também os deputados estaduais Magno Bacelar (Nota 10) e Raimundo Louro (líder do Governo Roseana na Assembleia estadual); e o ex-deputado estadual Antônio Bacelar.
Diante de um público que lotou a Câmara, faltando espaço para os ouvintes (muitos tiveram de ouvir do lado de fora, onde foi colocado um som que reproduzia as falas internas), composto de militantes, curiosos e eleitores sedentos de informação sobre quem compõe e o que representa essa Frente Democrática Buritiense (FDB), os discursos se iniciaram com os representantes partidários e os deputados presentes.
Em seu discurso, o deputado estadual Magno Bacelar demonstrou otimismo com a Frente, afirmando que com a união de todos os partidos a FDB sairá vitoriosa. Ele afirmou ainda que a governadora “Roseana não permite roubalheira no seu governo” e que “aqui em Buriti um enricou muito”
O vereador ludovicense Chaguinha (PRP), em seu discurso, enfatizou o mal que a corrupção provoca na vida das pessoas. Segundo ele, “o grande vulcão, tsunami, do Brasil é a corrupção desenfreada”; e “Buriti está na rota do atraso”. Ainda, de acordo com ele, frente a tanta corrupção e desviou de recursos públicos “a prefeitura passa a ser o produto da impunidade” e que “as pessoas enfrentam a pobreza como fruto da impunidade”. O vereador encerrou seu discurso encorajando a FDB e os eleitores presente, dizendo que “se correr o bicho pegar, se ficar o bicho come, mas se juntar o bicho foge”.
O deputado Raimundo Louro, líder do Governo Roseana, solidarizou – se com José Renato Chaves da Cruz, 36 anos, vigilante, vítima da covardia de bandidos que furtaram por duas vezes o Posto de Saúde de Buriti, um prejuízo estimado em mais R$ 80 mil (clique aqui para ler mais). Ele solicitou aos vereadores que encaminhe um relatório do caso para Assembleia, onde é membro da Comissão de Segurança, para ser averiguado e encaminhado ao Secretário de Segurança do Estado, Dr Aluisio Guimarães Mendes Filho. Raimundo Louro disse ainda que não conhecia o prefeito, mas pelo que ouviu “não é boa coisa”.
O ex-deputado Antônio Bacelar também discursou, encerrando a Convenção, e chamou a atual gestão do prefeito Neném Mourão de “administração nefasta e corrupta”.
A ex-vereadora e atual presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Buriti, Vanusa Flora (PC do B) disse que com a Frente “o povo ver uma nova esperança” e ela “como líder tinha de falar ao coração do povo”.
O Correio Buritiense selecionou as principais falas dos prefeitáveis, veja abaixo:
AURILÂNIA BARROS:
“Superar é acreditar no impossível, e mudar é sempre possível”.
“Importante é o próximo passo”
“O Buriti do futuro será do tamanho daquilo que fazemos por ele agora”
“Sou pré-candidata para atender os anseios de 27.425 habitantes”
“Eu não cai aqui de paraquedas, nem tão pouco estou aqui por acaso, eu tenho um trabalho, tenho um propósito, tenho compromisso com meu povo.”
NALDO BATISTA:
“Há mais de três anos que tenho a pretensão de ser candidato”
“Sou buritiense e tenho de gerar emprego aqui, por isso tenho muitas obras na cidade”.
EDNALDO MOREIRA:
“Sinto tristeza porque todos os vereadores foram convidados, mas não compareceram porque só ficam do lado do poder.”
“Sou grande administrador”
“Quero ser prefeito não para comprar fazendas, nem apartamento, nem carro para meus filhos, isso eu já tenho.”
“Não é cachorro de coleira que vai administrar nosso município, mas um dos companheiros da Frente Democrática.”
“Duvido que o prefeito dessa terra tenha coragem de comprar Ednaldo Moreira”
“Na política existem cabra safado, pilantra e bandido.”
ANTÔNIO FLORA:
“Nós temos aqui o ex-prefeito de Buriti, em minha opinião, o maior prefeito dessa cidade.”
“Chegou a hora meu irmão, que não da mais para eleger prefeito que está da praia para fazenda, da fazenda para praia.”
“Está na hora de unir”
“Estou com 20 anos de luta e 40 anos [de vida]. Nunca fiz outra coisa a não ser lutar pelo povo do meu Estado, do meu País e do meu município.”
“A palavra que se ver [sic] é que não tem dinheiro; quem vota é o homem com a mão dele. O dinheiro você recebe de quem lhe der, mas na hora você vota em quem você acha que é capaz de desenvolver seu município.”
“Se você chegar na Pitombeira tem um hospital muito bonito, mas que não estar funcionando.”
ZÉ VILAR:
“Não é minha intenção ser prefeito novamente de Buriti, mas ser o patrono da Frente”.
“Gostaria que o prefeito dissesse qual processo ou denuncia eu fiz contra ele?”
“É na bebida que os covardes criam a coragem que lhes falta.”
“Quero uma Buriti responsável, de família, que se deem as mãos.”
“Queremos um governo participativo, sem que haja nenhuma retaliação, sem ódio, sem rancor.”
“Quantos dos que me atacam não estiveram comigo, bebendo água na minha casa? Agora por instintos bajulatórios me atacam moralmente?”
“Aqui [na Frente] não há preço, há amizade, confiança, valores e dignidade”.
Fonte: Blog Correio Buritiense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui presente não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.